Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

imersão cia. As Marias

Sobre o processo "Experimentações urbanas".

Dando continuidade a pesquisa do teatro de rua iniciada em 2005, surge o desejo de experimentar outras poéticas para o espaço aberto, dialogando de forma mais aprofundada com outras linguagens e a arquitetura da cidade.
Inicialmente realizamos as intervenções "O homem passeando com a mulher com sino de vaca" e "O leitor", ambas na rua Marechal Deodoro, centro comercial da cidade de São Bernardo do Campo.
Entrando em contato com o trabalho de Saul Steinberg e, posteriormente com o filme experimental "As máscaras II -1975" , de Nelson Leirner e instigados pela literatura de Juliano Garcia Pessanha, Kafka e Felipa de Melo, as questões sobre identidade, comportamento, metamorfose, o outro, angústia passaram a ser o cerne do nosso trabalho.
Passamos também por um longo momento de investigação da relação do corpo com objetos: sacos de papel, gavetas, barbante e espelhos. Criamos roteiros de ação que, quando percebemos, dialogava muito com o espaço fechado pela vontade de inserir projeções, iluminação e cenografia, coisas que neste momento seria inviável para um espaço aberto.
Ao longo do processo, os objetos, vídeos, iluminação, cenografia foram se transformando conforme a nossa realidade (financeira especialmente) e partimos para uma investigação de corpo e, agora mais recentemente, de voz e paisagem sonora.
Praticamente encerrada a nossa trajetória no projeto Ademar Guerra com a orientação da Daniele Pimenta que, durante todo ano foi nossa parceira de trabalho, apresentaremos neste último dia de imersão uma síntese de um processo que continuará sendo desenvolvido e amadurecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário