Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

3º dia da Cia. "Ainda sem Nome"


Imersão, último dia.
 
Nós realizamos uma vivência com convidados de grupos de teatro da cidade e nesta vivência procuramos passar por diversas etapas da nossa pesquisa sobre o folclore e o imaginário popular e compartilhar parte do material levantado sobre os diversos eixos da pesquisa: seres fantásticos, lendas, crendices, danças, músicas, brincadeiras e das matrizes utilizadas: o branco, o negro e o índio.
 
A participação foi pequena mas de qualidade. Passamos 2 horas juntos, vivenciando intensamente todas as proposta e a troca foi muito gostosa.
 
Tivemos a presença também, da Mirian Rinaldi e da Alice que acompanharam toda a vivência.
 
Foi gostoso participar deste intensivão. Para o grupo foi um momento especial poder ter o nosso orientador Fábio Resende tão presente em 3 dias de intenso trabalho e foi demais reviver e compartilhar tudo o que passamos o ano todo.
 
A seguir vai nossa programação da vivencia para todos terem idéia um pouquinho do que passamos nestas duas horas:
1 - Recepção: O Tiago, composto de personagem da peça, recebe os convidados desenvolvendo com eles o eixo das crendices.
2 - Abertura: Os participantes são convidados a entrar no recinto ao som de músicas indigenas
3 - Apresentação: Fábio, Flávio e Michelle falam sobre o Projeto Ademar Guerra, o entendimento e o desenvolvimento do tema O Folclore e suas raízes nas atividades do grupo. Primeira participação dos presentes: todos são convidados a resgatar lembranças que trazem da infância ligadas à tradição popular.
4 - Brincadeiras: O Lucas resgata brincadeiras com os participantes, as escolhidas foram Indueu e Passa Vento acrescentando criação no jogo.
5 - Danças: Michelle passa alguns passos de dança afro como preparação corporal para a Gabriela desenvover o samba de roda O Trem Corre.
6 - Musicalização: A Roberta e o Tiago desenvolve vivencia de instrumentos e sons para demonstrar o processo de composição das músicas do nosso projeto.
7 - Encenação: Flávio demonstra o processo de criação de cenas para a peça utilizando técnicas de improviso. A partir de uma ciranda, os presentes recriam uma das cenas do espetáculo, da forma como ela foi criana originalmente.
8 - Finalização: Abertura para perguntas e comentários e Flávio e Fábio falam sobre o processo de concepção da dramaturgia e preparação do ator para construção de personagens e cenas para a peça.
9 - Despedida: Com a brincadeira "A história da Serpente", o Lucas encerra a vivência
 
Abraços a todos e obrigado pela oportunidade de participar deste momento e deste grande acontecimento coletivo.
 
Cia. "Ainda sem Nome"
Ribeirão Preto
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário