Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Espaço físico próprio

Encontro Preparatório do Projeto Ademar Guerra 2009

RELATO DE TEMA DE DEBATE DO ESPAÇO ABERTO

“ESPAÇO FÍSICO PRÓPRIO. COMO? PORQUE? PARA QUEM?”


Proponente e relator: Flávio Racy (Cia. “Ainda sem Nome” – Ribeirão Preto)
Participantes: Flávio Racy, Rosinete Martins, Heloisa Faria, Márcia Oliveira, Junior Ramos, Solange Dias, James Silva, Flávia Bertinelli, Juliana Gobb, Alexandre Melinsky, Roger Muniz, Rodrigo Gazola e outros que se juntaram durante a discussão.


O grupo de trabalho atuou como uma troca de experiências entre os integrantes através de relatos dos representantes dos grupos que já passaram por esse tema internamente, permeados por debates sobre a importância e necessidade de um espaço físico próprio.

De comum acordo foi determinado que o ponto de partida para a organização de um espaço físico próprio é a necessidade e dela deriva as demais ações e para definir o caminho a seguir é preciso ter claro qual é a real necessidade do grupo e qual seu principal objetivo. Não existe regra de como proceder, a única certeza é que exige empenho e trabalho.

Um dos grupos explicou que a alguns anos, precisavam de um espaço para ensaio e depois de ganhar 3 festivais seguidos, compraram uma casa em uma favela da cidade, com o dinheiro do prêmio desses festivais. Essa casa foi adaptada para virar uma sala de ensaio e o grupo começou a desenvolver oficinas e apresentações na comunidade. Com isso criou uma relação com seu entorno e através disso passou a receber apoio financeiro para seus projetos e manutenção do espaço. Com a experiência entendeu que um espaço como esse em uma área carente ainda pode contribuir promovendo políticas públicas para essa área.

Em outra cidade, os artistas se uniram politicamente, organizando uma associação que os representasse e através dessa instituição passaram a batalhar por apoio junto ao poder público. O resultado é que além de ter conseguido outros resultados, hoje também estão em processo de organização de uma sede coletiva onde os grupos poderão ensaiar e trabalhar, com o apoio do poder público.

Os dois exemplos demonstram duas vias distintas em relação a apoio para manutenção de um espaço: a iniciativa e o trabalham que resultam em um apoio para sua realização e a busca por um apoio que possibilite a criação de um espaço e realização do trabalho.

Como um terceiro exemplo, que permeia os dois primeiros, outro grupo contou que quando surgiu, estava vinculado a uma universidade mas com o desenvolvimento do seu trabalho e as questões que levantava, ela retirou o apoio e o grupo ficou sem local para ensaio. Passaram a ensaiar em espaços como praças, calçadas e outros e mantiveram a atividade. Como resultado, uma entidade local ofereceu a sua infra-estrutura para que eles cuidassem e utilizassem e hoje contam com espaço para trabalho.

Em contraponto à necessidade de um espaço, um grupo apresentou a opção que fizeram de não ter um. Eles utilizam espaços públicos e alternativos para seus trabalhos porque avaliaram que preferiam focar a atenção no seu projeto artístico e não ter que se preocupar com manutenção de um espaço. Outro grupo relatou como experiência que não tiveram problemas em manter o espaço e dedicar-se ao projeto artístico porque separaram bem funções e atividades do grupo e cada integrante.

Os dois últimos relatos reforçam a tese de que é a clareza sobre a necessidade e objetivo do grupo que levam à busca por um espaço físico próprio ou não.

Por último, os integrantes comentaram sobre o funcionamento do grupo de discussão que promoveu uma relação de troca muito interessante para todos e que isso deveria ser incentivado pelo Projeto Ademar Guerra. Foram feitas sugestões para isso como a coordenação compartilhar os contatos dos grupos entre todos e criar um espaço na internet para que todos possam manter contato.
PS... Fotos by Sissy Eiko, enviadas por César Cruz. Obrigado pelas fotos, César. :)

Um comentário:

  1. Oi Flávio, oi Gente!
    Bem eu postei a foto, mas os céditos são da Sissy Eiko.rs...

    ResponderExcluir