Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Notícias da Cia. Bumba-Meu-Baco (Rio Claro)






Oficinas de Teatro
A Cia Bumba-Meu-Baco está debruçada desde abril de 2009 sobre a pesquisa do movimento Hip Hop, elaborando a montagem do espetáculo “Hip Hop em Cena”, com os atores Adam Rudinick, Camila Canuto, Daniel Calderaro, Fernando Ortolano, Gabriela Bortolozzo, Josi Lima, Natália Pires e Marcelo Rezende.
O processo está sendo articulado com oficinas de expressão corporal articulado com pesquisa bibliográfica e iconográfica sobre o movimento Hip Hop.
O grupo está sob a direção do ator Luiz Saci, desde o ano de 2005 e já montou diversos espetáculos através do projeto de Extensão Universitária da Unesp Campus Rio Claro.
A existência da periferia nas cidades é um fato, seja ela uma metrópole, ou uma pequena cidade interiorana, muitas vezes a sua existência acaba sendo justificada por um desenvolvimento urbano-industrial que provocou uma aceleração das migrações regionais, durante os anos 1950, 1960 e 1970. Milhões de pessoas transferiram-se para o eixo Rio-São Paulo, atraídas por uma inédita oferta de empregos, gerada no seio de uma rápida industrialização, o que também levou a uma urbanização caótica. Nesse contexto podemos entender os mecanismos de surgimento das comunidades periféricas, que é o cenário principal para atuação dos ativismos sociais contemporâneos.
Julgamos ser de extrema importância discutir com a população geral os assuntos propostos e abordados pelo movimento Hip Hop.
A proposta da montagem de “Hip Hop em Cena” terá como inspiração as raízes históricas do movimento Hip Hop, tendo como fundamentação sua abordagem social, política, cultural e artística.




Performance “Hip Hop em Cena”
No dia 18 de junho, a Cia. Teatral Bumba-Meu-Baco, participou e organizou o evento “I REVIRADA CULTURAL DA UNESP RIO CLARO”.
A seleção do repertório de 15 apresentações artísticas sendo elas teatro, dança, cinema e performance que aconteceu na Universidade Estadual Paulista do Campus de Rio Claro (UNESP) foi organzida pelo diretor Luiz Saci.
A Cia. Bumba-Meu-Baco apresentou uma performance cênico-musical, sobre o movimento Hip Hop, que já é um dos resultados do processo de trabalho do projeto “HIP-HOP EM CENA”.


Visita do coordenador regional Paulo Barcelos.
Na última sexta-feria, dia 26 de junho a Cia. Teatral Bumba-Meu-Baco da cidade de Rio Claro, recebeu a visita do coordenador regional Paulo Barcelos, juntamente com a orientadora artística Fernanda Faria.
A visita foi muito produtiva no sentido de potencializar o trabalho que já vendo articulado pelo grupo junto com a orientadora artística, com muitas sugestões, dicas e críticas sobre o processo de trabalho de um modo geral.

Luiz Saci
Cia. Bumba-Meu-Baco
Rio Claro-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário