Pesquisar neste blog
sábado, 31 de outubro de 2009
Preto no Branco - São Carlos : Nosso primeiro dia de imersão
De acordo com o interesse geral expressado pelo grupo ao longo do ano em vários bate-papos, começamos nossa imersão com atividades voltadas para grandes autores do teatro mundial: Gogol, Brecht e Ariane Mnouchkine. De Gogol lemos o Inspetor Geral, hilária comédia que contém características muito próximas do que ocorre com a política de nosso país. Quanto ao Brecht, lemos o texto base da peça Viva Brecht, cuja preparação foi feita por Reinaldo Santiago. Esse teatrólogo alemão é um dos fortes da nossa orientadora, a Marcília, e por isso o aprendizado que sacamos a partir de sua fala sobre a estética brechtiana foi algo que ampliou nossa visão e nos apontou caminhos. Aliás, por falar em ampliar a visão, também o fez o filme que assistimos, Le Soleil a Kabul, documentário que acompanha a missão que Ariane Mnouchkine e sua trupe do Théâtre du Soleil fizeram à capital do Afeganistão com o intuito de instigar atores afegãos a seguir a carreira teatral e a levar ao palco o seus maiores fardos: o sofrimento causado pelo domínio talibã e a ruína em que se encontra o país. As cenas do filme, algumas delas absolutamente catárticas, que inclusive emocionaram a todos nós, nos mostraram que as barreiras para fazer teatro por aqui são muito mais brandas e quase ilusórias se comparadas com as dos atores afegãos, que ao fazer teatro são vítimas de violentos preconceitos, correm o risco de sofrer agressões físicas e põem suas vidas em risco. Tomar contato com essas três manifestações teatrais tão diversas quanto instigantes nos deu muito o que pensar, principalmente com relação a nossa visão de mundo. Resumindo: os trabalhos fizeram efeito imediato e provocaram nosso senso crítico.
No fim da tarde, quando já estávamos nos preparando para ir embora, tivemos a surpresa de receber a visita dos coordenadores gerais do Ademar Guerra, o Abílio, o Humberto e o Beto. Os três simpáticos e animados visitantes vinham de uma nova desbravação do estado de São Paulo. Digo isso porque apenas nesse sábado eles passaram por outras 4 cidades para conferir processos de grupos participantes do projeto. Aqui, conheceram o Preto no Branco e passaram pra gente informações animadoras sobre o que está acontecendo em outras regiões.
O inesperado da visita acabou sendo a coroação de um dia muito importante para a trajetória teatral de todos os integrantes do grupo.
E vamos que vamos! Amanhã estamos no Sesc, a partir das 9h30, pra mergulhar pra valer numa retrospectiva sobre o processo de montagem da nossa "Isabela, a astróloga de araque".
Renato Capella
São José dos Campos III
_ Tô cansado, mas é um cansaço bom!!!
_ Eu nem estou tão cansado assim...
Depois de um dia lindo e ensolarado, de muita dedicação e generosidade, os Velhus Novatus ainda me presenteaream com estes comentários...
Estou indo dormir já revigorado e ansioso para o segundo dia. Agora na rua!!!!!!
Abraços poéticos e merda pra nós!!!!
Iarlei Rangel
SAO JOSE DOS CAMPOS
Dia longo noite adentro. Conseguimos estabelecer um processo muito interessante por aqui. trabalhamos com uma série de procedimentos que na apreciação se mostraram relevantes para a reflexão compartilhada nesta edição 2.009. Invadimos o espaço AZUCAR com vários estágios de partituras de ações físicas/vocais. A cada etapa, o "jogo' ficava mais estimulante. Das 13h30 às 21h30 com intervalo de 40 minutos. Fritamos o cérebro e assamos o corpo!!! O resultado é o processo. Amanhã tem mais... PROTOCOLO, inclusive...
Beijos e beeijos e beeeijos!!!
Wilson Julião
VELHUS NOVATUS
Foi Rubem Alves quem nos inspirou neste primeiro dia:
Assim são as imagens poéticas
elas tem o poder de ir
lá no fundo da alma
onde moram os esquecimentos
E, quanto um desses esequecimentos
acorda, a gente sente uma estremeção
no corpo, é isso que faz a poesia
Ela cata pedaços
perdidos de nós
Falando um pouco mais do projeto... Segue o texto que o Wangy Alves, diretor do grupo, escreveu sobre o processo de pesquisa
PROJETO MEMÓRIAS DE SANT'ANNA
O projeto Memórias de Sant'Anna, nasceu a partir da necessidade do grupo de intensificar os trabalhos de pesquisa pautados na cultura popular da região do Vale do Paraíba, iniciado a partir da montagem do espetáculo O Auto do Julgamento, no ano de 2005.
Escolhemos o tradicional bairro de Santana como nosso objeto de pesquisa, considerando que o mesmo possui uma trajetória singular na cidade de São José dos Campos.
Bairro de vários caminhos, a partir das Bandeiras e do Tropeirismo, da Industrialização e da Reafirmação Cultural no momento presente.
Estamos registrando, pesquisando e ouvindo as vozes das pessoas que possuem forte relação com o bairro para, a partir desses caminhos, imagens, depoimentos e lembranças construirmos a história que se transformará no nosso próximo espetáculo, pautado na cultura popular, na memória e nas vivências junto aos detentores dessa história: a própria população.
Abraços metafóricos e até daqui a pouco
Grupo Ágape de Teatro - Tupã
Em Tupã a mostra começou com tudo de bom!!!
Marilza chegou animada e o pessoal do grupo mais ainda... Fez um lindo dia, claro, quente e cheio de alegria no ar!!!
Nos preparamos para amanhã trocar mais informações e na segunda sair tudo perfeito!!!
Um dia de ensaio - Trabalho de corpo - 7 pessoas em cena
Grupo Ágape de Teatro
agape@agapetupa.com.br
http://www.agapetupa.com.br/
Grupo Caras de Embú-guaçú
Largamos nessa maratona como Usain Bolt! Cheios de vida, alegria e vigor.
Abraços
Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.
Santo de casa
Velhus Novatus recomendou esta noticia publicada no http://www.valeparaibano.com.br/ |
Santo de casa |
Para ler a íntegra, clique no seguinte link: |
http://www.valeparaibano.com.br/jornal/valeparaibano/vp00140/vp00140Integra.jsp?origem=TemplateInicial&Template=7&Chamada=1&codEdicao=31102009 |
NOTICIAS DE EDU SILVA DE SÃO JOSE DOS CAMPOS
Como disse Julião, São José dos Campos nos brindou com um dia ensolarado.
Balaio das Artes suou muito nos trabalhos que propus com as técnicas de Laban.
Trabalhamos das 12h30 às 21h30, jantamos pizza...e saimos debaixo de uma noite de luar de chamar lobisomem, vampiro, mula sem cabeça. Será O Halloween ?
Amanhã tem mais!
Ao lado de nossa sala sempre passa trem, a noite é meio tenebroso!!!
Aqui foi Edu Silva, direto do Vale do Paraiba.
Beijos, Abraços e Apertos de...pode ser de mão!
Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!
postagens de bananal
mais merda à todos
Erik Morais
Promissão
Por enquanto é só pessoal... beijos da galera de Promissão... e um forte abraço de Izabel Lima. |
Promissão
Mesmo descalços... inchados... sujos... são a nossa base, alicerce e sustentaram nosso peso durante todo este dia. Mas agora terão merecido descanço para continuar avançando passo a passo em nosso 2º dia. No mais, beijos pra todos e vamos colocar nossos pés "de molho". |
postagens do grupo arte in cena de bananal
abraços
e merda à todos
Erik Morais
____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
Promissão
apenas ouvindo... percebendo... construindo imagens a partir da música que chega aos nossos ouvidos... |
Promissão
um dia ensolarado... ativo... dinâmico... fortalecido com ritmos e sons trabalhados ao logo do nosso 1º dia de intensivão... |
Teatro Iluminado
Estamos num dia lindo de sol em São José dos Campos. O Teatro Iluminado...
Beijos a todos, ótima energia por aqui. Mando fotos em seguida!!!
Wilson Julião
11 - 4339-4929
11 - 9743-6097
Skype: wilson.juliao
MSN: wjuli@uol.com.br
Blog do Coletivo Bruto
http://coletivobruto.blogspot.com/
Por um teatro que se vive.
Depois de o grupo conhecer parte do processo do XIX por meio de seus livros repletos de imagens, textos e uma gama de recortes de toda natureza, chegamos num espaço escolhido inspirado em fotografias selecionadas do acervo do XIX.
Paulo Celestino propôs a cada ator uma relação concreta com o espaço, dentro de seus universos imaginativos. Uma onda de reflexões e questionamentos parecem assolar a mente de cada artista.
O orientador provoca, a atriz passa a mão na cabeça. O ator bate palmas, sozinho, mergulhado em idéias desconhecidas. Outra está sentada, brincando com folhas secas e mortas. Conversas, visões, angústias e a proposta de um teatro que se vive, e não de um teatro que se viveu. Obrigado equipe do projeto, obrigado Paulo, obrigado por cada segundo pensado no que aprendemos agora. Viva Ademar Guerra!
Jef – antigo prédio da Swift em frente a represa municipal – 18h46
Acontece em Ribeirão Preto...
Depois de passar uma manhã vivenciando exercícios do corpo e da criação trazidos pelo nosso orientador Fábio Resende, concluimos o dia com atividades de cena, música e apropriação do espaço.
Nós fomos para a rua e lá identificamos espaços que nos atrairam para a criação e pudemos exercitar a cena de uma forma diferente.
Para o grupo, foi uma experiencia muito boa estar integralmente nas mão do orientador, podendo além do compartilhar usual, passar pelo papel de exercitar o que ele tem para nos ensinar.
Daqui a pouco ele vem com mais informações e com imagens, espero que as dele tenham dado certo porque a nossa câmera não funcionou! :(
Abraços a todos e amanhã tem mais!!!
Flávio Racy
Cia. "Ainda sem Nome"
Ribeirão Preto
Os Mamatchas, continuando...
No segundo período, após o almoço, retomamos nossas atividades assistindo a Hamlet, do Peter Brook. Em seguida, demos início a construção do mapa cognitivo de cada um, para posteriormente construir o mapa do coletivo. Contornamos nosso corpo com caneta piloto no papel kraft, e cada um grafitou o contorno do outro com palavras e desenhos, de acordo com o tem "cicatrizes afetivas" e a frase "assim é se lhe parece", de Luigi Pirandello. Após essa atividade atuamos em jogos de imporvisação de acordo com as impressões deixadas no mapa cognitivo de cada um. Fechamos as atividades e no momento estamos adiantando algumas das atividades de amanhã. Muito calor e muito trabalho!!!
continuando... o intensivo da Cia. Núcleo 2.
continuando... a partir do vídeo conversamos sobre os pilares de criação do Grupo XIX de Teatro, que são a relação com o espaço, a interação com o público e a construção de um texto híbrido. Agora, estamos olhando os cadernos artísticos dos processos de criação dos 3 espetáculos (Hysteria, Hygiene e Arrufos) com o seguinte tarefa: Escolher um elemento contido nesses cadernos (uma foto, um desenho, um depoimento, um escrito e etc) que de alguma forma se relacione com o atual trabalho “Valsa de Vozes em Casca de Noz” da Cia. Núcleo 2 de Teatro.
TEATRO ILUMINADO de São José dos Campos
Passa o tempo e a gente se afunila pra longe e pra dentro...
E Manoel de Barros nos encontra...
Beijos a todos
Wilson Julião
Imagem
Wilson Julião
11 - 4339-4929
11 - 9743-6097
Skype: wilson.juliao
MSN: wjuli@uol.com.br
Blog do Coletivo Bruto
http://coletivobruto.blogspot.com/